ATIVIDADES | 4Judo Camp

4Judo Camp 2022 – Missão: Salvar o Planeta, a importância da minhoca

Vamos construir uma minhoca!!!

Ensinar aos nossos judocas a importância da minhoca através de um divertido trabalho manual.

Desta vez foi hora dos meninos do Projeto Reação – Judo e Igualdade, escutarem com muita atenção todos os pormenores da tarefa.

Uma treinadora bióloga

Diana Valente, uma das treinadoras da Associação 4JUDO, licenciada em Biologia, com mestrado em Ecologia Aplicada, proporcionou de forma lúdica uma aprendizagem muito importante ás nossas crianças.

Através de tiras de cartolina de várias cores e um pouco de cola, cada criança construiu a sua própria minhoca; cada menino deu o seu toque especial; enquanto trabalhavam importantes capacidades cognitivas, assim como, a motricidade fina, em especial os mais pequeninos, ouviam com muito entusiasmo Diana Valente, que falava sobre importância das nossas amiguinhas no solo e no ecossistema.

 Vamos aprender:

As minhocas são muito importantes para o solo e consequentemente para o ecossistema. Através da construção dos seus túneis, galerias ou câmaras, ajudam a transportar gases e água para o solo. Além disto, o sistema digestivo das minhocas consegue digerir celulose, que se encontra nas plantas, e quitina, que existe nos fungos e nas bactérias, formando o húmus, que é rico em matéria orgânica. O húmus é um excelente adubo para as plantas, pois fornece minerais e nutrientes, impedindo a erosão do solo.

Corrida de minhocas

No final havia um desafio muito engraçado, uma corrida de minhocas!!

O nosso Dojo foi o palco da corrida, onde as minhocas contruídas em formato mola puderam percorrer o tatami até á meta, na companhia dos seus criadores, o nossos JUDOCAS!

E que surpreendidos ficamos com rapidez dessas minhocas, hein!

4JUDO CAMP, ATÉ PRÓ ANO!!

Foto de DESTAQUE | O 4Judo CAMP 2022

Bianca Sousa
Please follow and like us: