TOSHI CUP | 2ª edição | 29 de maio 2022
Este domingo, 29 de maio, realizou-se em Eixo a 2ª etapa da TOSHI CUP – Gold Edition, promovida pela Associação 4Judo Project.
No âmbito do Projeto Reação – Judo e Igualdade, do Programa Nacional Bairros Saudáveis, foi organizado pela 4Judo Project, mais um encontro entre alunos vindos de várias partes do nosso distrito.
O Projeto Reação – Judo e Igualdade, que tem como o objetivo envolver crianças e jovens dos 6 aos 16 anos da Freguesia de Eixo-Eirol na prática de judo, uma modalidade olímpica, sem qualquer tipo de custo.
Objetivos de aprendizagem
É importante relembrar o objetivo destas atividades e o que se pretende estabelecer com o contexto competitivo nestas tenras idades. Para além das aulas que decorrem semanalmente, das aprendizagens e capacidades que as crianças vão desenvolvendo com o treino de judo, o quão importante é permitir que experienciem o verdadeiro desafio da sua aprendizagem em conjunturas de competição, pois ajuda a reforçar habilidades, ensina que perder e ganhar faz parte da vida e que nem sempre conseguimos o 1º lugar; estimula a capacidade de decisão das crianças e ajuda a criar objetivos, ensina verdadeiramente que é preciso trabalhar para lá chegar.

Valorizar e estimular
Quanto a nós treinadores e família, saber valorizar e estimular continuamente o empenho, o trabalho individual e em equipa, os laços que se criam, as novas sensações e emoções que brotam, tornando assim de uma forma muito saudável o bom desenvolvimento e o aumento da autoestima de cada uma das nossas estrelinhas.
Nesta GOLD EDITION da Toshi CUP foi de facto muito engraçado e muito gratificante ver o comportamento dos nossos judocas antes de começar a aventura. E porquê?! O que mudou?!
A segunda, diferente da primeira
Grande parte dos meninos tinham participado na 1ª etapa da Toshi CUP a 3 de abril, e, não é que já havia curiosidade e expetativas de quem ou com quem se iriam defrontar, que meninos estariam agrupados e os nomes que eram desconhecidos aos olhos deles! Pois bem, parece irrelevante ou mera curiosidade de criança, sim é, mas não só…já sabiam que, no meio de toda a diversão do torneio, haveria maior e menor dificuldade de atingir o objetivo pretendido e também haveria meninos que não conheciam.
Seria o plano definido por cada um deles infalível?!



Perguntas e afirmações de crescimento
Eis que começam a surgir os primeiros sinais… “Mestre ou vou ganhar, eu vou tentar, vou dar o meu melhor”, “Mestre eu vou ganhar outra medalha?”, ”Mestre, eu acho que eles são mais fortes do que eu”, “Eu vou ficar em 1º lugar!”, “Posso lutar com o meu amigo?” …, entre tantas outras abordagens do género, entendemos que no meio desta ansiedade boa, já havia um enorme crescimento neles em tão pouco tempo.
O importante é que todos foram capazes de aceitar e levar o desafio até ao fim, alguns com perspectivas de numa próxima fazer aquela técnica que na hora do seu combate se tinham esquecido!
Treinadores satisfeitos
Querem mais e melhor, querem aprender e isso para nós treinadores é a maior satisfação que podemos ter!


Hora de subir ao pódio e sentir o peso da medalha! O ambiente era de festa, a felicidade no rosto dos nossos judocas era palpável e enchia o coração de treinadores e familiares. Todos os meninos tinham o seu lugar no pódio e tinham ganho uma medalha, e que linda esta medalha!
Continuamos a trabalhar no sonho!
WE LOVE JUDO!