ATIVIDADES | Aulas partilhadas | Pais e filhos.
No projeto Reação o lema central é: fazer juntos! Uma das energias que faz mexer o projeto é precisamente a força da cooperação. Essa lógica de juntar forças não se limita às parcerias formais com as instituições. Pais e filhos, judocas e treinadores procuram construir algo juntos. Nesse ponto de partida assentam as dinâmicas de futuro cuja finalidade é a inclusão social.
Quando uma aula decorre com animação o tapete é tudo menos silencioso. Dentro de limites considerados aceitáveis por todos brinca-se, aplaude-se, ri-se às gargalhadas e sobretudo procuram-se formas de interação que também se traduzam em aprendizagens momentâneas.
Quando os pais partilham esse bem-estar e essa boa-disposição sente-se que o judo serve de elo de ligação, de desafio, de impulso para um relacionamento marcado pela cumplicidade.


A jogar também se aprende
No jogo, entre pais e filhos, há sempre um ajustamento de papéis. Por um lado o filho ou a filha admitem temporariamente que pai ou mãe sejam pares em total pé de igualdade e até, se tudo correr bem, que não se coloquem de forma intermitente, por conveniência, em posições de desigualdade. Mas o inverso também é verdade, pais que se posicionam numa relação de “jogar plenamente o jogo” podem ser surpreendidos pela inversão de papéis que pode emergir da reivindicação de uma maior experiência naquele terreno e que justificará uma liderança inesperadamente hierárquica e consequentemente marcada pela desigualdade.


Jogo é aprendizagem mútua
Afinal de contas o jogo realiza-se em várias frentes de interesse, nomeadamente naquelas que proporcionam uma aprendizagem da negociação em toda e qualquer relação social e contribuindo para uma socialização consistente, faseada e equilibrada.

Os jogos de aproximação à modalidade
Alguns jogos, que Nuno Vieira promove com a participação dos pais no tapete, apresentam objetivos pedagógicos mas também de aproximação ao judo como modalidade técnica que pressupõe o conhecimento de elementos como o equilíbrio, as quedas, as pegas, enfim todo um universo que pode ser introduzido através de jogos em áreas espaciais delimitadas.


Fotos © CaixaMédia – Carlos Ribeiro