REAÇÃO-Judo e Igualdade | Execução&Logística

Chegaram, tatamis e judogis. Dito de outra forma, já estão no pavilhão desportivo os tapetes e os fatos de judo que são essenciais para a prática da modalidade. A sua chegada marca uma nova fase do projeto Reação – Judo e Igualdade porque, agora sim, o plano estabelecido para envolver os jovens dos bairros na prática desportiva vai ter suporte logístico. O judo vai espalhar-se pelo território.

Nuno Vieira está presente na receção do material que chegou por camião. O treinador e animador principal do projeto Reação não deixa os pormenores por mãos alheias. Os tatamis são de material resistente e de nova geração em termos de segurança e ele que ser o primeiro a verificar a conformidade da entrega com a encomenda realizada.

Foi preciso gerir a impaciência e a ansiedade de toda a equipa com muita diplomacia e sentido pedagógico. Aprender a esperar faz parte da endurance que se desenvolve na relação com os objetivos. Para Nuno Vieira o projeto Reação surge também como uma oportunidade para reforçar as competências da Equipa do Projeto com destaque para os judocas que o alimentam com saberes sobre a modalidade mas também sobre o desenvolvimento psico-social.


Judogis de LOGO ao peito

A Luna é a primeira. Recebe de braços abertos uma embalagem transparente em plástico com um conteúdo que ela consegue imaginar, mas não tem a certeza, precisa de ver para crer. Uma coisa é certa a tarefa imediata consiste em desembrulhar rapidamente e confirmar as suspeitas. Será mesmo um judogi? O Leonardo ao lado da Lara observa com alguma impaciência, não quer precipitar a sua vez mas está preparado para receber o sinal de avançar. Nada de perder tempo porque, para o Leonardo o objetivo é mesmo colocar o cinto e sentir-se um judoca de corpo inteiro.

E aí está a primeira cambalhota da Luna, a primeira queda controlada, a primeira corrida da Lara no tapete para mostrar à colega o LOGO do projeto.

Os judogis estão aí e vão ajudar o judo a espalhar-se pelo território. Mas sobretudo vão ajudar os mais jovens dos bairros a encontrarem-se, a praticarem desporto e a reforçarem o sentido coletivo das comunidades locais.

Do kimono japonês ao judogi

Judogi é o nome do fato usado na prática do judo. Jigoro Kano criou o judogi do kimono japonês tradicional que se usava no final do século XX, tornando-o assim o primeiro uniforme para artes marciais.

Com o tempo o comprimento da calça e das mangas aumentaram, o algodão cru ganhou uma cor branca e muito mais tarde aparece o Judogi azul usado nas competições.

Um judogi é formado por três tipos de tecido diferentes. Um mais forte usado no wagi (casaco), um mais leve no shitabaki (calça) e algodão no obi (cinto). Em geral é feito de algodão, mas é possível encontrar com outros elementos mais resistentes como é o caso do rip-stop.

Vídeos e fotos do projeto ©4judoProject

Please follow and like us: