PROJETO| Apresentação

TERRITÓRIO(S) DE INTERVENÇÃO

Eixo e Eirol, Aveiro

HISTÓRIA DE EIXO

ORIGENS

O território da freguesia de Eixo apresenta vestígios de povoamento pré-histórico, romanizado e até medieval. Nomeadamente, as terras de Eixo eram já referidas em documentos de 1079 e do concelho constam noticias de 1282. Por sua vez, o Cenóbio de Santo Isidoro de Eixo data de 1095. Nesta época, os mosteiros funcionavam como centros espirituais e culturais, sendo autênticos bastiões de revitalização económica, promovendo a organização das parcelas fundiárias. Destas tarefas estavam ocupados os fregueses que se fixavam nas terras pertencentes à Igreja e às suas ordens.

ATUALIDADE

O crescimento económico de Aveiro deu lugar à construção de novas áreas residenciais, o que facilitou um acréscimo dos seus habitantes nos principais lugares da freguesia: em Azurva, Eixo e Horta. Estes são os lugares que permaneceram na antiga freguesia depois da desanexação de Oliveirinha. Os dados de 2011 registam uma população de 5,5 milhares de indivíduos.

HISTÓRIA DE EIROL

Esta antiga freguesia do Concelho de Eixo, designada por Sta. Eulália de Eirol, surge em várias referências do povoamento medieval das Terras do Vouga. Uma dessas menções dá conta de uma “doação feita por El-rei D. Afonso Henriques ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra”, em dezembro de 1166, de propriedades onde consta o lugar de Santa Eulália de Eirol.

Sendo uma terra rica em água, impõe-se uma referência à Ponte da Rata com o seu aqueduto de três vãos sobre o rio Águeda, que serve para recordar as cheias violentas e a corrente de águas de jusante para montante, que se fazem sentir nesta ária da bacia do Vouga. Antes da sua construção o atravessamento do rio era feito através de uma barca de passagem. Mais tarde, a acessibilidade a esta freguesia foi facilitada pela linha do Vouga, infraestrutura que poderia servir de transporte de novos habitantes que quisessem disfrutar, na povoação tipo “ninho de águia” ou nos lugares vizinhos, a paisagem rural permitida pelo vale a pela vegetação dos rios Águeda e do Vouga.

Textos e fotos | Fonte site da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol

Please follow and like us: